
A Irmã Irene Franceschini, a Tia Irene, nasceu em São Paulo no dia 16 de novembro de 1919 e faleceu em São Paulo, aos 89 anos, no dia 13 de novembro de 2008. Em 1970 chegou a São Félix do Araguaia para trabalhar na nova Prelazia, respondendo a sua vocação missionária.
Em 1972, porém, começou a repressão militar no Araguaia. Os soldados entravam nas casas e, também no colégio, em busca de armas e indícios de envolvimento com os guerrilheiros. Irene deixou registradas suas impressões sobre a ocasião: “Eles achavam que nós tínhamos ligações com a guerrilha. Desconfiados, os soldados queriam ver tudo. Mandaram chamar todos para fotografar e tomar as impressões digitais. As moças, simples como eram, foram arrumar o cabelo porque, afinal, iam tirar retrato…”.
Em São Félix, a Irmã Irene, foi secretária do Ginásio Estadual Araguaia (GEA), foi fundadora e presidente da Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA), trabalhou em serviços de administração e de chancelaria, assumiu inúmeros trabalhos pastorais e foi até sua morte a alma do rico Arquivo da mesma Prelazia.
Na vivência de sua fé e de sua vocação religiosa no seguimento de Jesus, três amores marcaram sua vida: a Família, a Congregação e a Prelazia de São Félix do Araguaia.