ANSA

Promovendo a justiça e a solidaridade no Araguaia

Menssagem de erro

O trabalho de ANSA se desdobra em vários projetos e ações que pretendem dar uma resposta o mais integral e holística possível às principais problemáticas da região do Araguaia. Uma vez que entendemos que não é possível construir soluções homogêneas e simples para enfrentar situações heterogêneas e complexas, a ANSA assume o desafio de trabalhar em um amplo leque de áreas que tem a ver com a vida das comunidades: a saúde, a educação, o meio ambiente, a economia e a organização popular formam parte intrínseca da vida de todas as pessoas e, portanto, a ANSA as interioriza. 

Assim sendo, ao longo dos últimos mais de 40 anos, temos implementado diversos projetos e atividades de apoio à Agricultura Familiar Camponesa; de construção de relações econômicas baseadas na solidariedade e na confiança; de luta política contra as formas de opressão dominantes; ou de combate às principais problemáticas no àmbito da saúde, da educação ou dos direitos junto às populações urbanas, aos agricultores familiares e aos Povos Indígenas.

Mantendo a nossa vocação de atuar de forma abrangente, de nos integrar e participar ativamente da vida das comunidades com as quais trabalhamos, desenvolvemos estratégias de longo prazo que pretendem promover mudanças sólidas. Assim sendo, a maior parte dos projetos atuais da ANSA tem mais de 10 anos de execução, contando, portanto, com ampla experiência e com um elevado nível de inserção na realidade do Araguaia. Por estes motivos e pelo fato de sermos a entidade social com mais história da região do Araguaia, a ANSA e os projetos que realiza, são uma referência junto às famílias com as quais trabalha.

Atuamos principalmente em 4 eixos de trabalho: Economia Solidária; Agroecologia e Meio Ambiente; Educação Popular e Saúde Comunitária; e Fortalecimento Institucional e de Redes Sócioambientais.

 

Áreas de atuação

 

 

Comunidades onde atuamos