ANSA

Promovendo a justiça e a solidaridade no Araguaia

Menssagem de erro


Imagen da construção da sede da ANSA em São Félix do Araguaia. 1980.

Construção da sede da ANSA em 1980 em sustituição do "barracão" de palha inicial

A Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1974 em São Felix do Araguaia, no Estado de Mato Grosso, na Amazônia Legal brasileira.

A ANSA tem a missão de lutar contra a pobreza e as desigualdades, interiorizando a “opção preferencial pelos pobres” inspirada pela Prelazia de São Félix do Araguaia na época de Dom Pedro Casaldáliga.

A origem da ANSA está atrelada a uma época em que a região do Araguaia, nos anos mais duros da Ditadura Militar, estava fortemente marcada pela violência do latinfúndio contra posseiros, peões e indígenas. Nesse contexto, um grupo de jovens vinculados à Prelazia de São Félix do Araguaia se comprometia para melhorar a saúde, a educação e a situação de pobreza dos mais excluídos. 

Com essa missão primeira assumida graças a inspiração e o compromisso da Irmã Irene Franceschini e de Pedro Casaldáliga, foi fundada a Associação como meio para trabalhar à serviço da dignidade e da justiça no Araguaia.

Após mais de 40 anos de presença na vida da região do Araguaia, a ANSA vem atuando em frentes diversas e com variadas formas de ação, desenvolvendo estratégias e projetos com o objetivo comum de promover a justiça social, econômica e ambiental.

Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia
Fundadora da ANSA