ANSA

Promovendo a justiça e a solidaridade no Araguaia

Mensaje de error

Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters en drupal_get_feeds() (línea 394 de /var/www/clients/client4/web34/web/includes/common.inc).


Imagen da construção da sede da ANSA em São Félix do Araguaia. 1980.

Construção da sede da ANSA em 1980 em sustituição do "barracão" de palha inicial

A Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1974 em São Felix do Araguaia, no Estado de Mato Grosso, na Amazônia Legal brasileira.

A ANSA tem a missão de lutar contra a pobreza e as desigualdades, interiorizando a “opção preferencial pelos pobres” inspirada pela Prelazia de São Félix do Araguaia na época de Dom Pedro Casaldáliga.

A origem da ANSA está atrelada a uma época em que a região do Araguaia, nos anos mais duros da Ditadura Militar, estava fortemente marcada pela violência do latinfúndio contra posseiros, peões e indígenas. Nesse contexto, um grupo de jovens vinculados à Prelazia de São Félix do Araguaia se comprometia para melhorar a saúde, a educação e a situação de pobreza dos mais excluídos. 

Com essa missão primeira assumida graças a inspiração e o compromisso da Irmã Irene Franceschini e de Pedro Casaldáliga, foi fundada a Associação como meio para trabalhar à serviço da dignidade e da justiça no Araguaia.

Após mais de 40 anos de presença na vida da região do Araguaia, a ANSA vem atuando em frentes diversas e com variadas formas de ação, desenvolvendo estratégias e projetos com o objetivo comum de promover a justiça social, econômica e ambiental.