ANSA

Promovendo a justiça e a solidaridade no Araguaia

Mensaje de error

Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters en drupal_get_feeds() (línea 394 de /var/www/clients/client4/web34/web/includes/common.inc).
Anos de execução: 
Desde 2006
Eixo de trabalho: 

Tansagem, cavalinha e confrei. Talvez você não os conheça, mas esses são nomes de plantas há muito tempo usadas pela humanidade para proteção da saúde. No intuito de preservar e disseminar esse conhecimento popular, cerca de cem espécies vegetais como essas são cultivadas na horta demonstrativa de plantas medicinais, em São Felix do Araguaia, do Projeto Saúde na Horta da ANSA.

A horta demonstrativa é aberta para visitas de escolas e da população em geral. Além da visita, as pessoas podem levar para casa uma mudinha de qualquer planta do acervo. Próximo à horta, está o espaço onde as plantas são tratadas e processadas para produção de remédios caseiros.

O projeto começou em 2006 a partir do legado de conhecimentos sobre remédios caseiros da Pastoral da Criança em São Felix do Araguaia. Nestes oito anos de trabalho contínuo, o Saúde na Horta tem se firmado na promoção da saúde natural num município onde o sistema de saúde convencional possui uma estrutura física e de pessoal insuficiente. Ao mesmo tempo, o conhecimento sobre as propriedades medicinais de plantas nativas ou cultivadas, apesar de pouco valorizado, é muito disseminado na população local.

O projeto Saúde na Horta busca valorizar este conhecimento, oferecendo complemento alimentar e remédios naturais à população e promovendo pesquisa e sistematização dos saberes e usos das plantas medicinais. Todas essas informações são compartilhadas através de intercâmbios, oficinas e visitas guiadas à horta.

Os produtos mais procurados no projeto são os xaropes, produzidos por dona Sônia. Sônia Costa Leite é a manipuladora das ervas medicinais na produção de remédios e complemento alimentar no projeto. Sua vocação por plantas medicinais começou quando ainda era criança, vendo sua mãe manipular as ervas. Sônia sempre usou as plantas como remédio. Ao longo dos anos, adquiriu um conhecimento vasto sobre como lidar com as plantas, herdado pela sabedoria familiar e lapidado através de intercâmbios e cursos na região. Paralelamente ao trabalho no Saúde na Horta, Sônia é líder voluntária da Pastoral da Criança na cidade, desde o ano 2000.

Além da manutenção do acervo vivo, da produção de remédios caseiros e das visitas guiadas à horta, um trabalho importante do projeto é a realização de oficinas e participação em eventos. Em 2012, o projeto Saúde na Horta promoveu um curso de remédios caseiros no Projeto de Assentamento (PA) Dom Pedro, na zona rural de São Felix do Araguaia, com o apoio do Projeto Socioambiental da ANSA. Lideranças e Agentes Comunitários de Saúde do assentamento participaram do curso, buscando aprimorar seu trabalho cotidiano junto às famílias atendidas. Foram ensinadas técnicas simples e tradicionais de manejo, beneficiamento e conservação das plantas medicinais.

Já em 2013, o projeto participou da Oficina Comunitária junto com voluntários da Pastoral da Criança e profissionais da área de saúde em parceria com o Projeto Fontilles Araguaia da ANSA, de combate à Hanseníase. Na oficina, foi tratada a abordagem de pessoas com Hanseníase e das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

A iniciativa participou das duas edições da Mostra Socioambiental do Araguaia, com a exposição dos xaropes, complementos nutricionais entre outros produtos naturais feitos pelo projeto. Nas Mostras, os trabalhos e resultados foram apresentados para a comunidade de São Felix do Araguaia e região.